Pular para o conteúdo

Acompanhe a revisão do Plano Diretor de Angelina!

Olá! Seja bem-vindo(a)!
Acompanhe nosso site e nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece na elaboração do Plano Diretor da cidade de Angelina – SC! Sua participação é muito importante!

O que é Plano Diretor?

O plano diretor é o principal instrumento da política urbana brasileira e tem como objetivo ordenar o crescimento das cidades para que seja garantida uma boa qualidade de vida a todos os agentes que constroem e utilizam o espaço urbano. Seus princípios e regras devem promover o diálogo entre os aspectos físicos e os objetivos sociais, econômicos e ambientais em todo o território do município.

Por que o plano diretor deve ser participativo?

Um bom plano diretor não será aquele elaborado de forma isolada pelo arquiteto, prefeito, vereador, morador ou construtor. O bom plano diretor resultará de um processo legitimado pelo maior número de pessoas, onde as diferentes expectativas e interesses em relação à cidade sejam debatidos e as soluções sejam pactuadas.
É provável que desta negociação surjam conflitos e contradições. Mas, é fundamental que haja instâncias acessíveis, justas e democráticas de debate e decisão para que as questões sejam compreendidas e enfrentadas.

Sua participação é muito importante!

Um processo de participação realmente eficaz se faz com mobilização da população e da sociedade civil, que pode expressar e debater suas opiniões. Informe-se sobre o processo de elaboração do plano, consulte os materiais técnicos que estão sendo produzidos, converse com seus vizinhos da associação de moradores do seu bairro e participe!

Quem somos?

A revisão do Plano Diretor Participativo (PDP) é resultado de um convênio de cooperação técnica entre a Prefeitura Municipal de Angelina e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A equipe é formada por técnicos da UFSC e da prefeitura que buscarão conduzir a elaboração do plano diretor de forma participativa, sempre comprometidos com uma cidade sustentável, justa e democrática.

Angelina já tem plano diretor? Sim! Então por que revisar?

O Estatuto da Cidade estabelece que a lei que institui o plano diretor deve ser revista a cada dez anos. Isso é previsto porque a cidade está em constante transformação e é fundamental que depois de um tempo sejam retomadas reflexões sobre decisões tomadas no passado. 

Em Angelina, vai ser importante debater novamente algumas questões, como: qual o cenário para o crescimento de Angelina que queremos escolher? Quais problemas são prioritários e precisam ser enfrentados? Quais valores ou potenciais devem ser priorizados ou valorizados?

Siga nossas redes sociais e fique por dentro das novidades!

Instagram: @participaangelina
Facebook: Participa Angelina
Twitter: @pdp_angelina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *